Global Asset and Wealth Management Survey 2023

Global Asset and Wealth Management Survey 2023 da PwC

De acordo com o último estudo, o Global Asset and Wealth Management Survey 2023 da PwC, as projeções para 2027 revelam como a alteração das expectativas dos investidores irá perturbar o status quo. Para os intervenientes do sector, a escolha é simples – adaptar-se ao novo contexto ou falhar.

 

Perante estes desafios, os líderes devem centrar-se na forma como se podem adaptar com êxito para prosperar no panorama em mudança do sector, tendo sido identificadas 5 ideias-chave para a continuidade e o sucesso:

1. Superar as perturbações que ocorrem uma vez na carreira

A inflação, a volatilidade do mercado e os movimentos das taxas de juro são, de longe, as maiores preocupações dos investidores e dos gestores de ativos nos próximos 12 a 24 meses. Superar o desempenho do mercado, e mesmo superar o desempenho dos depósitos de baixo risco e dos fundos do mercado monetário, será um desafio neste ambiente exigente e pós-covid.

 

2. Aproximação ao cliente


A abertura dos mercados privados e as mudanças na afetação dos investimentos – incluindo uma maior procura de fundos negociados em bolsa – estão a transformar o panorama competitivo e as fronteiras do crescimento, num contexto de transferência de riqueza de 68 biliões de dólares dos baby boomers para os millennials até 2030.

 

3. Abraçar a experimentação e a mudança


Quase 90% dos investidores institucionais inqueridos pela PWC acreditam que a utilização de tecnologias disruptivas (incluindo big data, IA e blockchain) conduzirá a melhores resultados e retornos das suas carteiras. Mas, apesar do investimento e da implementação generalizados destas tecnologias, esta é a área das expectativas dos investidores que os gestores de ativos continuam a considerar mais difícil.

 

4. Oferecer resultados em escala num contexto de pressões competitivas e de custos


Com a aceleração da concentração do sector, a PWC prevê que os dez maiores gestores de ativos controlem cerca de metade dos ativos dos fundos de investimento a nível mundial até 2027. A par do seu papel cada vez mais importante no financiamento e na influência da economia real, alguns gestores de ativos podem mesmo considerar uma abordagem mais holística do bem-estar financeiro, com soluções bancárias e de seguros obtidas através de fusões e aquisições (M&A), joint ventures ou alianças.

 

5. Enfrentar a intensificação do escrutínio


Sessenta por cento dos gestores de ativos acreditam que as competências ambientais, sociais e de governação (ESG) serão essenciais para a sua equipa de gestão de carteiras no mercado atual – embora seja cada vez mais difícil encontrar o talento certo. Para além disso, o crescente destaque dado ao poder destas entidades sobre a economia suscita questões fundamentais sobre o objetivo e a relevância destas organizações.

 

Aceda ao relatório completo aqui: Asset and wealth management revolution 2023: The new context